hamburg - joinville

Das Hotel de L'Europe 1849 in Hamburg

 


Tiverem direito a valores, dito pelos peritos contra desvalorizações das construções, plantações, e roças(trabalhos existentes) sobre as terras das quais serão despojados no momento em que LL.AA.RR. exercendo seus poderes faça valer os seus direitos.

 

§ 5 Condições da consessão:

 

A presente consessão é feita sob os encargos e condições seguintes que Mathias Schroeder promete e se obriga a garantir o preço das 8 (oito) léguas de terra.

 

1º Para fundar nestas terras a colônia que é objeto deste contrato (trato):

O Senhor Schroeder se empenhará em transportar no mínimo 1500(mil e quinhentas)

Pessoas  de bons modos e costumes, de ambos os sexos, agricultores ou profissionais.

Cem colonos adultos nos próximos quinze meses e que deverão ser embarcados em um porto europeu destinados à colônia, 200(duzentos) colonos quaisquer nos próximos 9 (nove) meses e 400 (quatrocentos) nos próximos 3(treis) anos de maneira que os 1500 (mil e quinhentos) colonos cheguem à colônia até  5(cinco)anos quando então expira o prazo. À ele serão concedidas uma quantidade de terras suficientes a preços e condições a serem fixadas.

 

2º  O Senhor Mathias Schroeder  deverá enviar à colônia um agente para preparar alojamentos e galpões convenientes para receber os colonos e preparar os alimentos necessários a sua subsistência. Este agente deverá partir

 

                                                                 

 

De Hamburgo para o Rio de Janeiro dentro de 3 meses após a assinatura deste contrato por LL.AA.RR.

 

3º O Senhor Mathias Schroder se compromete a fornecer aos colonos durante os dois primeiros anos contados a partir da chegada do primeiro comboio: Alojamentos e todos os utensílios domésticos bem como as ferramentas necessárias próprias para roçar  os cereais cultivados, bem como os animais domésticos  e de caça de uma forma geral mantenham preços moderados.

 

Em todo caso os colonos transportados pelo Senhor Mathias Schroder não terão que pagar os alimentos ou utensílios domésticos necessários e outros utensílios o Senhor Mathias Schroder não tem obrigação de lhes conceder crédito (não vender fiado), ele tem obrigação apenas de lhes fornecer meios de subsistência no período de trabalho pelo menos três vezes por semana  durante o  ano logo após sua chegada sem que haja prejuízo da colônia (au moins trois jour par semaine pendent l’anée qui suivra leur arrivé sens  decliver de La ,colonie). Fica desde já acertado que  estes três dias não serão remunerados e que o salário pertinente a este trabalho, independentemente de sua natureza que será pago por M. Schroeder não poderá para os homens ser inferior a quatrocentos reis, considerando-se  que a cada 360 reis corresponde 1(hum) Franco, ou a um valor equivalente seguindo as variações cambiais e da moeda;considere-se ainda que nestas semanas as mulheres e as crianças não mtrabalham.

Em fim o Senhor Mathias Schroeder se compromete a ter sempre um armazém(magazin) na colônia até passar dois anos a partir da chegada dos 100 primeiros colonos,  os alimentos

 

                     

  

 

Necessários a alimentação dos colonos pelo menos durante quinze dias, e que a colônia tenha durante esta espera todas as utilidades e instrumentos de trabalho necessários ao seu desenvolvimento e prosperidade.

Alguma consideração  de rescisão ou anulação do presente contrato não livra o Senhor M.Schroeder das obrigações colocadas no presente artigo.

 

4º M.Schroeder dará preferência à construção de igrejas, hospitais, escolas, etc., proporcionalmente ao desenvolvimento da colônia enviando padres, ministros, médicos etc. em quantidade suficiente. As construções não poderão de forma alguma serem modificadas para formas diferentes às que se destinavam e serão consideradas como bens da comunidade. A fim de que a comuni9dade não venha a depender de fundos necessários a sua conservação e à conservação de outras utilidades públicas como estradas pontes, etc.. M. Schroeder cobrará dos proprietários uma contribuição anual cuja quantidade e natureza serão determinados pelos delegados nomeados pelos colonos, mas que  não poderá ser inferior a (2000) dois mil reis por família.

 

5º  M.Schroeder se obriga a abrir estradas e caminhos, que lhe parecer necessário, sobre as terras concedidas para que todas  as partes habitáveis da colônia sejam abertas ao público, e cada proprietário deverá manter em bom estado de conservação todas as estradas

 

 

 

 

 

                                                         


Link1 | Link2 | Link3

http://freitagabend.artisteer.net/galerie/

Copyright © 2011. All Rights Reserved.